Blog
Mundo diverso: Como se comportar (ou não!) pelo planeta
Cansado de pisar na bola cultural? Para ajudar você a começar com o pé direito trouxemos aqui o relatório da da Remitly, que pesquisou dicas de etiqueta em 165 países, revelando nuances culturais que tornam o dia a dia lá fora mais fácil.
De garfos e mãos à pontualidade (ou falta dela):
- Comer é universal, mas os modos variam: Tacos mexicanos são pra curtir com as mãos, enquanto na Noruega, comer qualquer coisa sem talher é falta de educação. Italianos consideram parmesão na pizza um sacrilégio, e na França, martini antes do jantar é proibido, pois “adormece o paladar”.
- Tradições britânicas: Passar o vinho do Porto sempre pra esquerda! Se alguém demorar demais, um educado “Você conhece o Bispo de Norwich?” serve de incentivo. Ele era conhecido por cair no sono com o decanter na mão, daí a brincadeira.
- Superstições chinesas: Peixe virado de cabeça pra baixo? Péssima sorte! E sabe aquele arroto pós-almoço? Rude em alguns países, na Islândia e Senegal é elogio pro cozinheiro.
- Não passe verginha: No Japão, engolir ruidosamente a sopa é sinal de apreciação pela refeição. Nos EUA, gorjeta é regra. Na Austrália, evite dizer “estou empanzinado” a menos que queira causar uma suspeita de gravidez.
- Hora certa, lugar certo: Canadá, Costa Rica, Cuba e até o Quênia amam um atrasozinho fashion. Já Polônia, Singapura e Suécia prezam a pontualidade. Respeite!
Vovó é joia, mas o tratamento varia:
- Respeito aos mais velhos: Na Guiné, contato visual com idosos é evitado. No Nepal, eles recebem formalidade extra. Em Angola e Líbano, cumprimentá-los primeiro é regra, e no Vietnã, o mais velho come primeiro.
- Mãos falantes que podem confundir: Cuidado com gestos! Apontar pra alguém é rude no Equador, Nicarágua, Indonésia e Malásia. Nos primeiros dois, biquinho com a boca apontando é a alternativa educada. Nos últimos dois, apontar com o polegar, e não o dedo indicador, é ok.
Outras pérolas culturais:
- Cantar karaokê pra agradar os anfitriões na Coreia do Sul? Check!
- Sauna pelado na Finlândia, mesmo para colegas de trabalho? Check!
- Vassoura atrás da porta pra avisar que a visita tá dispensada na Venezuela? Check!
“Adoramos celebrar a diversidade e como as culturas se contrastam e complementam”, diz Jago McKenzie, diretor da Remitly. “É intrigante ver tantos costumes ligados à comida, de arrotos a superstições com peixes. Queremos ajudar as pessoas a respeitarem as diferenças, e este guia é um insight sobre as normas sociais pelo mundo.”
Agora, sem medo de errar! Abra seu coração e mente. O mundo espera você com suas deliciosas estranhezas.
Veja outras curiosidades do relatório em: https://www.remitly.com/gb/en/landing/worlds-etiquette-revealed
Conte com a Carioca Travels para cuidar de todos os detalhes da sua viagem! Chama a gente no WhatsApp.